Se a moda pega...Hacker exige resgate para 'liberar' e-mail de jornalista britânica


Rowenna Davis se recusou a pagar o equivalente a R$ 1,4 mil para ter acesso a seus contatos.


Um hacker que invadiu o e-mail de uma jornalista britânica pediu um resgate para devolver o acesso à conta e, quando confrontado, alegou 'não ter escolha' e disse que era bem melhor fazer isso do que roubá-la nas ruas.
Rowenna Davis percebeu que havia um problema quando começou a receber uma enxurrada de telefonemas de amigos e conhecidos durante uma reunião de trabalho.
Cerca de 5 mil contatos de sua lista de e-mails receberam uma mensagem da conta de Davis dizendo que ela havia sido roubada com uma arma na cabeça em Madri e que precisava de dinheiro urgentemente, já que tinha ficado sem seu telefone celular e seus cartões de crédito.
Troca de mensagens
Enquanto alguns amigos mandaram mensagens dizendo que um hacker havia entrado na conta da jornalista, outros com menos experiência na internet ligaram querendo saber como mandar o dinheiro.

Frustrada, Rowenna Davis decidiu abrir uma nova conta de e-mail e mandar uma mensagem para o endereço do Gmail que havia sido invadido.
Na mensagem, dirigida 'àqueles que invadiram meu e-mail', ela dizia não poder trabalhar sem os contatos armazenados naquela conta e questionava a ética do hacker.
'Fiquei realmente surpresa quando, menos de 10 minutos depois, aparece essa resposta na nova conta de e-mail e é de mim mesma, do meu endereço. Alguém está sentado lá, dentro da minha conta, esperando para me responder. E essa pessoa dizia apenas: eu te dou seus contatos de volta por 500 libras (R$ 1,4 mil)', disse Davis à BBC.
A mensagem da jornalista ao hacker (Foto: BBC)
A mensagem da jornalista ao hacker (Foto: BBC)
Na mensagem seguinte, Davis afirmou não ter o dinheiro, questionou que garantias ela teria mesmo se pagasse o 'resgate' e confrontou o hacker, perguntando se ele se sentia mal por fazer aquilo.

Google
A resposta dizia: 'Claro que não me sinto ótimo, mas não tenho escolha. É bem melhor que roubar você nas ruas. Eu dou minha palavra. Se você mandar o dinheiro, eu vou devolver o acesso à sua conta com todos os seus e-mails e contatos intactos.'
Tentando solucionar o problema, Davis entrou em contato com a empresa Google, dona do Gmail, mas não conseguiu ajuda.
'Não havia nenhum número de telefone para este tipo de problema, eu tive a ligação desconectada duas vezes e o escritório da Google se recusou a resolver meu problema, mesmo quando disse que era jornalista e que iria escrever sobre o caso. Isso é que me impressionou, porque a Google e o Gmail fazem muito dinheiro com a ideia de que eles são o lado humano da rede', afirmou Davis.
O caso acabou sendo resolvido através do amigo de um amigo que trabalhava na Google.
'Na verdade, quando eles resolveram sentar e mudar a senha, foi bem rápido.'
Um porta-voz da Google respondeu com a seguinte declaração:
'Na Google, levamos segurança online a sério. Estamos sempre desenvolvendo tecnologias para ajudar a proteger nossos usuários.'
Programa espião
Segundo especialistas, histórias como a de Rowenna Davis são cada vez mais comuns na internet.
'O jeito mais fácil é conseguir a sua senha, e há várias maneiras de se fazer isso. Às vezes, simplesmente olhando por cima do seu ombro quando você usa o computador em um café, no trem ou em lugares públicos. Eles também podem tentar adivinhar a senha através de informações pessoais em redes sociais, descobrindo seus passatempos, nomes de pessoas da família, de bichos de estimação, e além disso eles podem tentar meios técnicos, enviando mensagens que dizem 'a sua conta de e-mail será fechada, digite suas informações para evitar isso'', diz Tony Dyhouse, especialista em computação.
'No pior caso, eles podem colocar um spyware no seu computador (tecnologia que pode capturar tudo o que é digitado no teclado) que procura o momento em que você digita a senha e manda a informação para o criminoso.'
Após conseguir de volta o acesso a seu e-mail, Davis recebeu mais uma mensagem do hacker.
'Vejo que você conseguiu acesso à sua conta novamente. Desculpe o incômodo.'
Fonte: BBC - G1

Bradesco e cliente trocam poemas no Facebook

Poema para cliente

Um cliente do Bradesco quis ser criativo na hora de dizer ao banco que precisava de um cartão novo, então escreveu, no seu perfil do Facebook (lincando a instituição), um pedido de informações em forma de poema.
Para surpresa do internauta, identificado como Mauro Junior, o Badesco respondeu no mesmo tom. Também de forma poética, explicou o que ele deveria fazer para retirar um novo cartão.
Mauro Junior é ex-cliente do HSBC e ressalta que muitos comentários do post mostram desconfiança sobre a veracidade da situação. Até às 17h de hoje, a resposta já registrou 925 likes e mais de 500 comentários no Twitter.



Veja o poema do cliente:


Banco Bradesco querido
Quisto por mim e os meus
Tens sua morada paulista
Bem na Cidade de Deus

Vejam que bela homenagem
O próprio Deus concebeu
Para a sua cidade
O vosso Banco escolheu

Eu até que me poria
Em alta colina à bradar
Peito banhado em verdade
Bradesco em primeiro lugar

Mas venho por outro motivo
O que findou meu sorrir
Para por fim ao martírio
Um favor vou lhes pedir

Plena falta de cuidado
Digna de um jabuti
Fazendo compras no mercado
O meu cartão eu perdi

Antes que eu passe fome
Faço a solicitação
Ao meu Banco preferido
PRECISO DE OUTRO CARTÃO!

@bradesco



E a resposta do Bradesco:


Mauro querido cliente
Pra você ter outro cartão
à sua agência deve ir pessoalmente

Mas não será por motivos fúteis
Você irá cadastrar uma nova senha
E seu cartão chegará em até 7 dias úteis

Agradecemos a sua compreensão
E sempre que precisar
Pode contar com a nossa colaboração

;-)



Redação Adnews